(Foto: Divulgação/PF )
A Polícia Federal deflagrou a Operação Old Pension contra uma organização criminosa especializada em fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira, 27, em Vilhena/RO.
De acordo com a PF, a operação teve início depois que um homem foi abordado por policiais federais. Os agentes encontraram R$ 50 mil em espécie com o suspeito. Aos policiais o homem não soube justificar a origem do dinheiro.
A partir disso a Polícia Federal iniciou investigações para apurar a origem do dinheiro. Conforme as investigações avançavam, os agentes descobriram um esquema criminoso de fraudes previdenciárias.
De acordo com as investigações o grupo sacava grande quantia de dinheiro referente a benefícios previdenciários retroativos de terceiros, bem como conseguiam para si benefícios previdenciários portando documentação falsa.
Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato, lavagem de capitais e falsidade ideológica, cujas penas máximas somadas chegam a 23 anos.