(Foto: Plan FM Vilhena)
Ao final de uma semana de mudanças e muito trabalho, a Rádio Plan FM abre uma nova fase para a radiodifusão do Cone Sul de Rondônia. A emissora que está prestes a completar 34 anos de implantação agora passa a operar com potência de 10 mil watts, dentro da classe A4, única rádio da região nesta classificação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
Nesta sexta-feira, 22, o engenheiro responsável, Eurico Fonseca, fez os últimos ajustes nos novos transmissiores, para levar a potência máxima de sinal nos rádios receptores dos vilhenenses e ouvintes da região.
“É um trabalho técnico minucioso, que tem apenas um objetivo, melhorar a qualidade de emissão do nosso sinal, que deve chegar mais longe, ao passo que os ouvintes vão ter uma melhor recepção. Para que isso ocorresse envolveu projetos bem elaborados, profissionais e recursos que a direção da emissora não mediu esforços para investir”, pontuou o engenheiro.
Além da aquisição de novos equipamentos, como um transmissor mais potente e moderno, a direção da emissora investiu também para elevar o tamanho da torre, que agora tem 60 metros de altura. “São quase 10 metros a mais, aliado a potência do transmissor o som da Plan FM vai chegar mais longe. A previsão é alcançar até 160 km quadrados. É algo inigualável para a nossa região”, comentou o diretor Iago Pereira.
O processo de aumento de potência e mudança de classe da Rádio Plan FM teve início em julho de 2023, na época passou da classe B2 para a A4. Desde então o processo vinha ocorrendo de forma gradativa.