(Foto: Semcom-Vha)
Comunidade e autoridades locais estiveram reunidas no último sábado, dia 10, para a reinauguração do Posto de Atendimento de Saúde Arnaldo Basso, em São Lourenço, área rural de Vilhena. O ato representa um marco para a melhoria da saúde no município, já que a unidade esteve por anos sem condições de atendimento ao público.
Segundo a coordenação da Atenção Básica, atualmente, 121 famílias estão cadastradas na unidade. Mensalmente, em média, 286 moradores da região são atendidos, evidenciando a necessidade que havia de uma infraestrutura que tornasse o atendimento mais eficaz.
Os investimentos na reforma deste posto foram de R$ 45 mil, provenientes de um convênio entre a Prefeitura e a Faculdade Uninassau, que arcou com os custos de materiais e mão de obra. As melhorias incluem: reforma completa do telhado, proporcionando maior segurança e durabilidade; substituição do antigo forro por 110m² de gesso, melhorando o isolamento térmico e acústico; reforço e reestruturação da rede elétrica; pintura e instalação de ventiladores e ar-condicionados.
O prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, destacou durante a cerimônia de reinauguração que, com esse esforço colaborativo entre a Prefeitura de Vilhena e a Faculdade Uninassau, não apenas este, mas todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm sido revitalizadas, faltando apenas duas unidades na cidade. “Vamos começar a reforma da UBS do São José e do Industrial, fechando assim nosso compromisso em melhorar a estrutura dessas unidades”, enfatizou.
“Por muitos anos, os atendimentos foram realizados neste espaço que não tinha quase condição nenhuma, parecia abandonado, e agora ficamos felizes em poder contar com um lugar melhor para as consultas”, apontou Írio Guerra, morador de São Lourenço há 38 anos e que representou os demais moradores na cerimônia de reinauguração.