(Foto: Folha do Sul)
O deputado Valmir Moretto (Republicanos) encontrou, na manhã de terça-feira (18), o ciclista viajante Devonzir Santana, de 54 anos, que saiu da cidade de Pontes e Lacerda (MT) com destino a Cascavel, no Estado do Paraná – empreitada de 1.782 km.
No encontro, que aconteceu no Trevo do Lagarto em Várzea Grande (MT), o deputado entregou ao viajante kit de remédios, ajuda de custo, e também deixou palavras de incentivo ao conterrâneo de Pontes e Lacerda.
“Eu até fiquei curioso e surpreso quando ele disse que anda em média 100 km por dia. É um esporte que a gente fica impressionado com essa disposição. Parabenizo o Devonzir por esse desafio”, disse o deputado.
Devonzir, que trabalha como vigilante, conta que essa é a segunda vez que sai de bicicleta desbravando o país. Na primeira viagem ele saiu de Pontes e Lacerda e chegou até Vilhena.
Na bicicleta ele carrega todo suprimento necessário para dormir, cozinhar, e também realizar manutenção na bicicleta em caso de algum dano. O aventureiro deixou esposa e filha “bravas” e conta que escolheu o modo de vida para aliviar a cabeça do estresse da cidade.
“Encontrei nesse esporte, andando pelo mundo assim, uma válvula de escape do estresse e também para poder achar um pouco mais de alegria. Mesmo pedalando no sol quente, com fumaça demais, perigo de caminhão, é muito melhor que ficar em casa por muito tempo”, relata o viajante.
O aventureiro conta ainda que pretende encontrar familiares na cidade de Cascavel, além de ir conhecendo pontos turísticos pelo caminho. “Achei melhor viajar, pois já conheci vários lugares. Existem vários pontos turísticos pelo Brasil afora para desbravar”, finaliza Devonzir.
Ao final do encontro, Devonzir seguiu seu trajeto pela Rodovia dos Imigrantes, sentido ao Sul – por onde pretende pedalar até seu destino final no Paraná.
Fonte: ReproduçãoAutor: Folha Max