(Foto: Reprodução)
Desde o último dia 22, está acontecendo em Vilhena o mutirão de cirurgias de catarata. A ação é uma parceria da Prefeitura com as deputadas Jaqueline Cassol e Sílvia Cristina que conseguiram emendas para ao projeto.
A ação é feita por uma empresa privada, o Grupo Pizarro. De acordo com o coordenador do Grupo Pizarro, Igor Pelizaro, “das 700 consultas previstas, cerca de 650 devem evoluir para a cirurgia. Durante semana faremos as consultas para avaliação e diagnóstico. Dali o médico indica se será necessária a intervenção cirúrgica”, explica.
A secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim, disse que o sentimento é de gratidão. “É algo que até emociona a pessoa que necessita, pois poderiam perder algo tão precioso como a visão”.
O Doutor Dráuzio Varela em seu blog, detalha que A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.
De acordo com a prefeitura de Vilhena, as consultas serão realizadas do dia 22 ao dia 28 de fevereiro com previsão de retorno para cirurgia no final do mês de março e início de abril. O valor total do recurso é de R$ 1,7 milhão e cada paciente foi chamado individualmente.
Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp, 3322-2945.