(Foto: Folha do Sul)
Após uma semana com picos de novos casos da Covid-19 em Vilhena, a maior cidade da região Sul rondoniense não registrou nenhum caso neste domingo, 05.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem hoje 626 casos confirmados, sendo seis deles de pessoas moradoras de outras cidades. Desde o início da pandemia dom novo Coronavírus a cidade registrou nove óbitos pela Covid-19, o que representa um índice de 1,5% do número de pessoas que desenvolveram a doença.
Ainda de acordo com os números divulgados pela Semus, dos 626 casos confirmados, 398 pacientes já estão curados. Esse número representa um índice de recuperados de 64,58%. Índice superior a média nacional que fica entorno de 55%.
O boletim divulgado na noite de ontem trouxe a informação de que 216 casos estão ativos no município. Desses, 94,44% dos pacientes estão se recuperando em casa, em quarentena com o acompanhamento da Central de Atendimento à Covid-19. O número de internados em Vilhena é de 12 pessoas, quatro delas na UTI, o que representa um índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva de 33%. Enquanto os leitos de enfermaria têm uma ocupação de 31%.
Na manhã desta segunda-feira, 06, a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Vilhena divulgou a informação de que nos próximos dias o município deve aumentar a oferta de atendimento no combate à Covid-19. A Prefeitura publicou na quinta-feira edital de teste seletivo para contratação de 30 médicos, 10 enfermeiros, 40 técnicos em enfermagem e 10 fisioterapeutas, totalizando 90 profissionais de Saúde para atuação na Central de Atendimento à Covid-19.
A nota também trouxe a informação de que o município deve aumentar também o número de leitos de UTI. Segundo a nota o número poderá aumentar em até 60% nos próximos dias, aumentando de 10 para 16 os leitos de UTI. Ainda de acordo com a nota, os novos respiradores já estão em posse da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Folha do SulAutor: Rogério Perucci