Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Encontre o que deseja

NO AR

Brasil Caminhoneiro

    Rondônia

Fachin determina que Funai preserve terra onde vivia o “Índio do Buraco”

Portaria que protegia a Terra Indígena deve permanecer em validade até que se decida qual destino dar à área. “Índio do Buraco” era o último sobrevivente do seu povo e único habitante da TI Tanaru.

Publicada em 28/11/22 as 16:27h por G1 RO - 49 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
ndio da tribo Tanaru vive isolado há 22 anos.  (Foto: Reprodução/Funai)
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou de forma cautelar a preservação da Terra Indígena (TI) Tanaru, a área onde vivia um único indígena isolado conhecido como “Índio do Buraco”, em Rondônia. Ele foi encontrado morto há cerca de três meses e era o último sobrevivente de seu povo.

O “índio do buraco” viveu sozinho por quase 30 anos, depois que os últimos membros de seu povo, de etnia desconhecida, foram mortos em 1995. A TI Tanaru passou a ser protegida por portarias de restrições de uso ao longo dos anos, em razão da sua presença no local.

Desde a morte do indígena, confirmada no dia 27 de agosto, organizações de defesa dos indígenas se preocuparam com o futuro da TI. Na decisão monocrática, Fachin ordenou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) informe qual a destinação deve ser dada ao território.
Também foi ordenado que a União apresente informações detalhadas sobre o indígena e os documentos comprobatórios da perícia para comprovar o resultado da autópsia.

O corpo do “Índio do Buraco” foi sepultado somente após uma decisão judicial no índio do mês, quase três meses após o seu falecimento. O sepultamento seguiu os costumes e ritos dos povos da região, dentro da palhoça onde ele foi encontrado morto.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o indígena “foi vítima das mais graves violações de direitos pelas quais um ser humano pode passar”. Isso porque o seu povo foi extinto “em decorrência de genocídio, nunca apurado”, em um cenário de violência e graves violações de direitos.








ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Visitas: 415641 | Usuários Online: 313

Plan FM - Sua Melhor Companhia! - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!