Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Encontre o que deseja

    Rondônia

Sedam intensifica ações de prevenção a queimadas e incêndios florestais em Rondônia

O trabalho realizado consiste em fomentar a educação ambiental

Publicada em 14/07/22 as 16:42h por Plan FM Vilhena - 66 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução/Internet)
Com o objetivo de prevenir e combater as queimadas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) reforça a importância da conscientização da população, quanto à orientação de elencar questões para a prevenção e ao combate às queimadas, e principalmente a respeito de doenças respiratórias que ocorrem neste período de verão amazônico.

Para sensibilizar as pessoas, a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas Florestais é realizada todos os anos de julho a setembro, período de estiagem, quando as queimadas costumam se agravar e consequentemente, tornam-se ainda mais fáceis de ocorrer muitos focos de incêndios ou queimadas.

Para diminuir o risco de queimadas, os técnicos promovem uma série de atividades junto à população, seguindo as diretrizes traçadas na política de educação ambiental, conforme a Lei n° 9795/1999, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, e outros órgãos e entidades afins.

As ações estão sendo realizadas ainda junto aos estudantes, universitários, ribeirinhos e produtores rurais, com orientações sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, com a separação do que é reutilizável e reciclável.

“É importante que os resíduos não sejam descartados incorretamente, que sejam levados para aterros sanitários ou submetidos a outros tipos de processos. Além disso, é necessário orientar a sociedade sobre o impacto ambiental causado pelo lixo e a necessidade de reduzir os resíduos que jogamos nos rios, encostas e no meio ambiente”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental – CEAM, Deigna Deigna Laís Oliviak.

O trabalho realizado consiste em fomentar a educação ambiental, sensibilizando a população ribeirinha, quilombola e até mesmo os turistas quanto à preservação dos recursos naturais, despertando interesse nos mecanismos de eliminação dos resíduos sólidos.

Nos municípios de Ariquemes, Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Cujubim, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Buritis e nos distritos da região do Baixo Madeira, a Sedam juntamente às equipes dos Escritórios Regionais de Gestão Ambiental – Erga tem cumprido uma intensa agenda, firmando parceria com os municípios e lideranças comunitárias para fortalecer ainda mais as ações de combate às queimadas.

Também vêm sendo feitos trabalhos de orientação e treinamentos nas áreas rurais, com a finalidade de prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando assim queimadas ou incêndios.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Visitas: 398470 | Usuários Online: 88

Plan FM - Sua Melhor Companhia! - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!