A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) pede neste início de ano, mais doadores para abastecer o banco de sangue do estado. De acordo com a responsável técnica pela Fhemeron, Ana Carolina Gonzaga, o Hospital de Amor da Amazônia, por exemplo, tem solicitações de oitocentas transfusões de sangue por mês.
Na capital Porto Velho, o sangue doado atende aos hospitais de câncer, cirurgias oncológicas e ainda o Hospital Daniel Comboni de Cacoal, a 500 quilômetros da Capital. E devido ao aumento da demanda por conta da Covid-19 e H3N1, o estoque ficou prejudicado e é avaliado a cada 24h. A médica Ana Carolina “ao mesmo tempo em que a Fundação convoca doadores, especialmente os de sangue A e O+, vem cuidando para não fazer a captação em grandes grupos, como é de costume, evitando assim aglomerações e focos de infecção”, relata.
É importante lembrar que uma pessoa adulta tem cerca de 5 mil litros de sangue no organismo e em cada doação são coletados em média de 420ml a 470ml de sangue.
No cone sul do estado, quem tiver interesse em doar, basta ligar no 3321-5147 ou 99240-6211.