Em 14 dias, mais de 30 comandos específicos foram realizados (Foto: Divulgação/PRF)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia participou da Operação Nacional denominada I Exercício Nacional de Prontidão dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte, com objetivo de Atuar na prevenção e redução de acidentes, infrações e crimes de trânsito, bem como na redução do tempo de resposta às ocorrências de trânsito e promover, coordenar, acompanhar e executar trabalhos e operações de fiscalização de trânsito. As atividades foram realizadas nas áreas de competência das quatro delegacias do estado: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
Durante 14 dias, foram realizados 34 comandos específicos, incluindo fiscalização de equipamentos obrigatórios, de excesso de peso, de lei do descanso (motoristas profissionais), de motocicletas e de ultrapassagem. No total, 710 veículos foram fiscalizados, sendo 404 os de carga, 207 as motocicletas e 99 veículos de passeio.
Durante as atividades foram registrados 636 autos de infração (multas) com abordagem, tendo como destaque 76.079 kg de excesso de carga sendo transportados por caminhões. No total, 99 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por irregularidades e 180 documentos recolhidos administrativamente para solução de pendências.
O constante policiamento das rodovias federais em nosso estado auxilia a diminuir o número de acidentes de trânsitos ou de incidentes provocados por irregularidades em veículos ou na conduta dos motoristas. A presença ostensiva de viaturas em pontos chaves das BRs gera maior sensação de segurança para os usuários da via, proporcionando viagens mais confortáveis e cumprindo com a missão do Departamento de promover a mobilidade de trânsito em todo o país.