Agência do INSS em Ariquemes (Foto: Rinaldo Moreira/ Rede Amazônica)
Em Rondônia são esperados 106.487 beneficiários para realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de junho, aposentados e pensionistas têm que voltar a fazer o procedimento para não terem seus benefícios bloqueados. A obrigatoriedade estava suspensa desde março do ano passado, por causa da pandemia de Covid-19.
Do total de beneficiários em Rondônia, 14.806 são pessoas acima de 80 anos, que poderão constituir procurador ou representante legal, previamente cadastrado no INSS, para realizar a prova de vida diretamente no banco. Ou requerer ao INSS a identificação e o processo de prova de vida por pesquisa externa.
Segundo o INSS, na comprovação de vida por pesquisa externa, o servidor do Instituto se deslocará até a residência do titular do benefício e fará o processo de identificação no endereço do segurado. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício.
O que é a prova de vida do INSS?
É um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético comprovarem que estão vivos. Tem como principal objetivo dar mais segurança tanto para o cidadão quanto para o governo, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o número 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Fonte: G1 Rondônia