(Foto: Reprodução)
Um encontro com representantes das bancadas dos oito estados da Região Norte, mais o Mato Grosso, foi realizado nesta quarta-feira (10) em Brasília. A reunião ocorreu a pedido do Deputado Federal por Rondônia Lúcio Mosquini (MDB), para tratar das notificações que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vem fazendo a produtores da região, que estão sendo obrigados a saírem de suas propriedades em um prazo de cinco dias. Segundo o órgão, essas propriedades estão localizadas em áreas de proteção ambiental.
A reunião aconteceu na câmara dos deputados e contou com a participação de mais de 50 parlamentares entre deputados, senadores e o governador de Roraima, e também o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Segundo Lúcio Mosquini, o objetivo da audiência foi propor a união das oito bancadas, buscando a construção de entendimento com o Governo Federal e o órgão fiscalizador.
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, explicou que o órgão luta contra o crescente desmatamento. “O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 2 milhões de hectares de desmatamento em dois anos, o governo não vai cruzar os braços e assistir um milhão de hectares de floresta sendo jogado por terra todo ano, porém o Ibama não quer prejudicar ninguém, queremos apenas frear o desmatamento, fazendo isso o Ibama para”, disse Agostinho.
Mosquini comemorou o resultado da reunião, disse que ainda esse mês será marcado uma audiência com a ministra do meio ambiente Marina Silva para tratar do assunto.
O deputado também comentou que o governo vem abrindo uma linha de diálogo, “temos falado constantemente da necessidade de aumentar o marco temporal de 2008 para 2012, bem como o aumento do prazo após as notificações”, concluiu.