(Foto: Reprodução)
O ex-secretário de Saúde de Porto Velho e de Rondônia, Williames Pimentel, do MDB, foi confirmado hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) como novo deputado estadual. Ele assumirá a vaga de Jair Montes, que teve o diploma cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O anúncio foi feito hoje após o TRE-RO totalizar a recontagem de votos determinada pelo TSE na última semana, quando da cassação do diploma de Montes. Junto com o ex-deputado, também foi cassado o diploma do 10 suplente da coligação Por Rondônia, formada pelo DC e PTC.
Eleito em 2018 pelo PTC, Jair Montes hoje no Avante, pleiteava a reeleição no pleito de domingo, 2 de outubro, quando os brasileiros elegerão o novo presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
A cassação do diploma do parlamentar ocorreu dentro do processo que tramitava no TSE, instaurado para apurar uma denúncia de fraude na destinação de cotas destinadas às candidaturas femininas pelo Avante.
De acordo com a denúncia, muitas das mulheres que apareciam candidatas, estavam sendo usadas como laranja e não tinham conhecimento de que estavam disputando o pleito eleitoral.
Após a retotalização, o TRE encaminha ofício para a Assembleia Legislativa, determinando a extinção do mandato de Jair Montes e convocando um novo eleito, que fica no mandato até o final do mês de janeiro.