(Foto: Reprodução)
O julgamento que pode autorizar a investigação contra o governador Marcos Rocha e o vice, Sérgio Gonçalves da Silva, foi suspenso nesta quinta-feira, 10 de outubro, pela ministra Isabel Gallotti. A suspensão ocorreu durante a análise de um recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que rejeitou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por abusos de poder nas eleições de 2022.
Na sessão, o ministro Ramos Tavares seguiu a decisão do ex-relator, Raul Araújo, e negou o recurso dos adversários, alegando falta de provas consistentes. Araújo já não faz mais parte do TSE. Tavares afirmou que não encontrou evidências que comprovassem os abusos, como assédio a servidores e disparos irregulares de propaganda. Ele destacou que os programas mencionados na Aije foram criados antes das eleições de 2022.
A Aije, proposta pelo candidato Daniel Pereira, pede a autorização para investigar e, se necessário, a cassação dos mandatos de Rocha e Gonçalves, além da inelegibilidade deles, por supostos crimes como uso indevido de servidores na campanha e compra de votos. O julgamento será retomado com o voto da ministra Gallotti, que ainda não se manifestou.