(Foto: Divulgação)
A PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação “79” contra o transporte ilegal de ouro em Porto Velho (RO) e Japurá (AM). Os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão, além de duas ordens judiciais diversas da prisão aos investigados, na manhã desta terça-feira (24). Além disso, um avião bimotor foi apreendido.
De acordo com a PF, a ação ocorreu para desarticular associação criminosa responsável pelo transporte ilegal de ouro de Japurá para Porto Velho através de aeronaves. A investigação começou no início deste ano após a FAB (Força Aérea Brasileira) apreender três quilos de ouro ao determinar o pouso imediato de uma aeronave sem plano de voo.
No interior da aeronave os agentes encontraram o ouro sem identificação de origem. Em seguida, prenderam em flagrante o piloto. Por fim, a Polícia Federal conseguiu identificar os demais criminosos.
Ainda de acordo com a PF, os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa, usurpação de bem da União, na forma equiparada, e lavagem de capital.
O termo “79” faz alusão ao número atômico do ouro situado no grupo 11 da tabela periódica. A Polícia Federal destaca que qualquer pessoa pode colaborar, prestando informações que ajudem no combate aos crimes, sendo sempre mantido o sigilo da fonte.