Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Encontre o que deseja

NO AR

Conexão 89

    Polícia

Polícia Federal com a ajuda do Exército Brasileiro deflagra operação KAWYRA em Rondônia

De acordo com a polícia, as investigações da Operação Kawyra foram iniciadas depois da “Operação SOS Karipuna”, deflagrada em junho de 2019 também para combater desmatamento na região.

Publicada em 08/10/20 as 08:54h por Rota Policial News - 196 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Rota Policial News)
A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Kawyra, nesta quarta-feira, 07 de Outubro, para prender 9 pessoas suspeitas de desmatar e provocar queimadas dentro da Terra Indígena Karipuna, em Porto Velho.

Segundo informações da polícia, a associação criminosa está atuando na região da Terra Indígena Karipuna, no distrito de União Bandeirantes, e é especializada em desmatar, provocar queimadas, lotear e comercializa glebas de terra no interior da reserva.

A operação tem o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Exército Brasileiro. Ao todo, são cumpridos três mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão domiciliar e doze mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal da capital.

De acordo com a polícia, as investigações da Operação Kawyra foram iniciadas depois da “Operação SOS Karipuna”, deflagrada em junho de 2019 também para combater desmatamento na região.

Na ocasião, foi descoberto que um grupo montou uma associação e uma empresa de georreferenciamento “para iludir supostos compradores de lotes no interior da Terra Indígena Karipuna”, com a falsa promessa de regularização dos terrenos junto aos órgãos responsáveis.

Após os nove suspeitos serem presos nesta quarta-feira, segundo a PF, os mesmos serão levados à sede da PF e encaminhados para o presídio estadual, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

Operação Kawyra

O nome da ação, Kawyara, tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”. O termo faz referência à atuação para preservar a vegetação nativa da reserva indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Visitas: 401747 | Usuários Online: 706

Plan FM - Sua Melhor Companhia! - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!