Integrantes da formação original do grupo “Revelação”, os músicos Xande de Pilares, Mauro Jr., Rogerinho, Beto, Sérgio Rufino e Artur Luis, deram entrada em uma ação na Justiça do Rio de Janeiro, contra a Sony Music Entertainment.
Os artistas exigem contas e reclamam direitos sobre recebíveis gerados pelas novas plataformas, casos dos aplicativos de streaming e o YouTube.
Em 2008 a Sony Music incorporou o selo BMG, primeira grande gravadora do “Revelação”, com quem os artistas firmaram contrato no início do ano 2000.
O que os músicos alegam na ação
Além de Xande, que deixou o grupo “Revelação” em 2014, os demais integrantes da formação original, alegam que a Sony tem se aproveitado dos trabalhos iniciais da banda e não tem repassado valores sobre royalties.
Royalties são uma espécie de taxa paga pelo direito de usar, explorar ou comercializar um bem. Esse bem não precisa ser apenas físico, como um produto ou espaço – ele pode ser também uma marca, um processo, uma música ou até mesmo uma tecnologia.
Essa forma de pagamento é bem antiga e já era usada nos séculos 18 e 19. Royalties vem do inglês “royal”, que significa realeza ou relativo ao rei na tradução para o português. Os royalties representavam o direito que o rei tinha de receber pagamentos pelo uso de suas terras – uma função muito parecida com a de hoje.