Foto Ilustrativa. (Foto: Reprodução)
Nesta quarta-feira, 1º de maio, teve início a primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos e deve ser feita até dia 31 de maio. Equídeos e aves também podem ser declarados. O produtor rural deve acessar o sistema da Idaron para cadastro de senha, pelo computador ou celular, e a declaração pelo site, pode ser realizada em qualquer dia e horário, inclusive, nos sábados, domingos e feriados.
Para declarar pela internet, basta acessar o site da Agência www.idaron.ro.gov.br. “É uma ação que não demanda muito tempo, é rápido e fácil. O objetivo é manter atualizado o banco de dados relacionado à pecuária de Rondônia. Esse é um dos compromissos assumidos pelo Estado e pelo pecuarista, que integra a política de responsabilidades, compartilhadas para manutenção do status internacional de área livre de Febre Aftosa sem vacinação”, destacou o presidente da Agência , Julio Cesar Rocha Peres.
Além das informações relacionadas à atualização dos rebanhos, são levantadas informações de produção de peixe/pescados, abelhas e alguns tipos de frutas, com perguntas diretas e simples, para que as informações referentes a essas culturas também possam ser atualizadas.