A Associação de Escritores da América (WGA) e os chefes de grandes estúdios de Hollywood chegaram a um acordo, no último domingo (24), que pode colocar um fim na greve de roteiristas.
Após a reunião, ambos os lados emitiram uma declaração conjunta. “A WGA e a AMPTP reuniram-se para negociar hoje e voltarão a reunir-se amanhã [segunda-feira]”, disseram.
O acordo veio no domingo, quinto dia consecutivo de negociação. No sábado (23), quarto dia seguido de reuniões, advogados da WGA e a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão) se encontraram. Foram debatidos temas que impactam o trabalho de roteiristas, como o uso de inteligência artificial.
Para o sindicato, o acordo é uma vitória para a classe. “Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativas para os escritores em todos os setores da associação”, escreveu o comitê de negociação da WGA em um e-mail para seus membros.
Mesmo com o acordo, a Associação afirma que a greve continua e que apenas as manifestações devem ser suspensas.
“Para ser claro, ninguém deve voltar ao trabalho até ser especificamente autorizado pelo sindicato. Ainda estamos em greve até lá”, diz a mensagem.
Nesta terça-feira (26), outros líderes do sindicato votarão para oficializar o acordo. Os detalhes do que foi acordado, porém, só serão anunciados após a conclusão do contrato final.