(Foto: Reprodução)
Em um vídeo publicado em suas redes sociais na sexta-feira (21), o presidente Alberto Fernández comunicou sua decisão de não tentar a reeleição nas eleições gerais que ocorrerão em outubro deste ano. Fernández, que já havia sido chefe de gabinete do país e vice de Cristina Kirchner, assumiu a presidência da Argentina em 2019.
No vídeo de oito minutos, o presidente afirmou que nunca colocou a ambição pessoal à frente da necessidade do coletivo e que vai cumprir essa escala de prioridades. Ele também destacou que os PASO são o veículo para a sociedade selecionar os melhores homens e mulheres de sua frente que melhor os representem nas próximas eleições gerais.
A coalizão governista, a Frente de Todos, ainda não definiu seus pré-candidatos presidenciais. Agora, após o anúncio de Fernández, a grande dúvida é se Cristina Kirchner será candidata. Embora a ex-presidente tenha dito publicamente que não, há setores de sua força que buscam convencê-la a rever essa decisão.
As eleições presidenciais na Argentina serão realizadas em 22 de outubro, enquanto 13 de agosto é a data marcada para as primárias abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO). O segundo turno eleitoral será realizado em 19 de novembro, se necessário.