Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Encontre o que deseja

    Mundo

Inquietação toma conta da Argentina após ataque a Cristina Kirchner

A polícia prendeu um suspeito identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos.

Publicada em 02/09/22 as 16:17h por Agência Brasil - 74 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reuters)
Um clima de inquietação tomou conta da Argentina nesta sexta-feira (2), quando cidadãos acordaram abalados após o atentado contra sua vice-presidente, Cristina Kirchner, que saiu ilesa devido a um defeito mecânico na arma usada.  

O agressor apontou a arma - que as autoridades disseram estar carregada - para Cristina, do lado de fora da casa dela no centro de Buenos Aires, à queima-roupa, mas a arma não disparou.

Políticos de todos os segmentos da Argentina condenaram o ataque, que ocorreu em meio a tensões políticas agudas e a uma crise econômica impulsionada por dívidas e inflação descontroladas.

Horacio Rodríguez Larreta, prefeito de oposição da cidade de Buenos Aires, chamou o ataque de "ponto de virada na história democrática do país", fazendo comentários semelhantes aos do presidente Alberto Fernández, e exigindo justiça rápida.

O papa Francisco falou por telefone com a vice-presidente, para expressar sua solidariedade, informou Cristina em comunicado. Líderes da região também criticaram o ataque.

"Foi deplorável, repreensível, mas ao mesmo tempo, eu diria, milagroso, porque ela está bem", disse o presidente mexicano de esquerda, Andrés Manuel López Obrador.

Cristina Kirchner enfrenta acusações de corrupção ligadas a suposto esquema de desvio de recursos públicos enquanto foi presidente, de 2007 a 2015. Um promotor pediu sentença de 12 anos de prisão contra ela.

A vice-presidente nega irregularidades. Seus apoiadores foram às ruas e se reúnem diariamente do lado de fora de sua residência.

O gabinete do presidente Fernández pediu o fim de uma "retórica de ódio", enquanto Rodríguez Larreta acrescentou: "Hoje, mais do que nunca, todos os argentinos precisam trabalhar juntos pela paz".

O ataque foi transmitido em todo o país, com imagens ao vivo que mostraram a arma sendo apontada para o rosto de Cristina, antes de ela se abaixar e cobrir o rosto com as mãos.

Oscar Parrilli, senador da coalizão governista próximo à vice-presidente, disse à rádio local que ela estava em choque, mas que, "por sorte, tem seu espírito, seu temperamento intacto".

A polícia prendeu um suspeito identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Visitas: 435947 | Usuários Online: 43

Plan FM - Sua Melhor Companhia! - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!