Foto Ilustrativa. (Foto: Reprodução)
Toni Kroos chocou o mundo do futebol nesta terça-feira (21) ao anunciar sua aposentadoria.
O alemão, uma das peças fundamentais do Real Madrid na última década, comunicou que irá deixar os gramados depois de defender a Alemanha na Eurocopa de 2024, que será disputada justamente em seu país.
Com isso, a despedida do craque de 34 anos com a camisa merengue acontecerá no dia 1º de junho, em Wembley, na decisão da Champions League. O Real Madrid enfrentará o Borussia Dortmund e tentará seu 15º título da competição.
Veja o comunicado divulgado pelo jogador:
“17 de julho de 2014, dia da minha apresentação no Real Madrid, dia que mudou a minha vida. A minha vida como jogador de futebol, mas sobretudo como pessoa. Foi o início de uma nova vida no maior clube do mundo. Hoje, depois de 10 anos, no final da temporada, essa vida chega ao fim.
Jamais esquecerei esta década emocionante e de sucesso!
Gostaria de agradecer especialmente ao presidente Florentino Pérez, ao Clube e a todos que me acolheram de coração aberto e confiaram em mim. Mas acima de tudo quero agradecer a vocês, queridos torcedores do Real Madrid, pelo carinho e apoio do primeiro ao último dia.
Ao mesmo tempo, esta decisão significa que a minha carreira como jogador de futebol terminará depois da Euro. Como sempre disse, o Real Madrid é e será o meu último clube.
Hoje estou feliz e orgulhoso por ter encontrado na minha cabeça e no meu coração o momento certo para esta decisão. Minha ambição sempre foi terminar minha carreira no meu melhor nível. A partir deste momento, só há um pensamento principal em minha mente e nada vai me separar disso: Vamos para a 15ª!!! HALA MADRID E NADA MAIS!”
Veja o comunicado divulgado pelo Real Madrid
"O Real Madrid anuncia que Toni Kroos decidiu encerrar a carreira de jogador de futebol profissional após o Euro 2024.
O Real Madrid quer expressar a sua gratidão e carinho a Toni Kroos, jogador que já faz parte da história do Real Madrid e que é uma das grandes lendas do nosso clube e do futebol mundial.
Toni Kroos chegou ao nosso clube em 2014 e foi um jogador fundamental num dos períodos de maior sucesso dos 122 anos de história do Real Madrid.
Nas dez temporadas em que defendeu a nossa camisa e o nosso escudo, conquistou 22 títulos em 463 jogos até à data: 4 Champions League, 5 Mundiais de Clubes, 4 Supercopas Europeias, 4 LALIGAS, 1 Copa do Rey e 4 Supercopas da Espanha.
Além dos títulos pelo Real Madrid, Toni Kroos sagrou-se campeão mundial pela seleção alemã na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Com o Bayern de Munique, conquistou 1 Champions League, 1 Mundial de Clubes, 1 Supercopa da Europa, 3 Bundesliga, 3 Copas da Alemanha e 2 Supercopas da Alemanha.
A nível individual, Toni Kroos foi incluído três vezes na equipe FIFA FIFPRO World 11, foi eleito o Melhor Armador em 2014 pela IFFHS e ganhou a Bola de Ouro como melhor jogador no Mundial Sub-17 de 2007, na Coreia.
Toni Kroos ficará para sempre no coração de todos os madridistas pela excelência do seu futebol e por ser um jogador que deu tudo por esta camisa, representando sempre os valores do Real Madrid.
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, afirma que “Toni Kroos é um dos grandes jogadores da história do Real Madrid e que este clube é e será sempre a sua casa”.
O Real Madrid deseja a ele e a toda a sua família muitas felicidades nesta nova etapa da sua vida."
Próximos jogos do Real Madrid
Betis (F) - 25/05, 16h (de Brasília) - LALIGA - Transmissão pela ESPN+
Borussia Dortmund (N) - 01/06, 16h (de Brasília) - Champions League