Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Encontre o que deseja

NO AR

Sem Parar

    Futebol

Premier League terá tecnologia semi-automática para impedimentos; entenda como vai funcionar

Publicada em 11/04/24 as 13:40h por ESPN - 21 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
A Tecnologia de Semi-Automatizada de Impedimento da Fifa Divulgação/Fifa  (Foto: FIFA)
A Premier League anunciou nesta quinta-feira (11) uma mudança importante para a próxima temporada: a introdução da tecnologia semi-automática de impedimento.

De acordo com comunicado, a tecnologia “fornecerá posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores”.

O sistema foi aprovado para uso e utilizado pela Fifa integralmente durante a Copa do Mundo no Qatar após uma primeira aparição no Mundial de Clubes da Fifa, em fevereiro de 2022.

Veja abaixo o comunicado emitido pela Premier League:

Na reunião de acionistas da Premier League, os clubes concordaram por unanimidade com a introdução da tecnologia de impedimento semi-automático.

O novo sistema será usado pela primeira vez na Premier League na próxima temporada, e espera-se que a tecnologia esteja pronta para ser introduzida após uma das pausas internacionais do outono (Nota da Redação: final de setembro até meados de dezembro na Europa).

A tecnologia fornecerá um posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores.

O que é a tecnologia semi-automática de impedimento?

Uma ferramenta para ajudar o VAR a tomar decisões de impedimento mais rápidas e precisas, determinando automaticamente a posição relativa dos jogadores no momento exato em que a bola é jogada.

Quais problemas a nova tecnologia espera resolver?

Em primeiro lugar: a seleção do ponto exato em que a bola é tocada pelo passador não pode ser determinada com precisão devido à taxa de quadros das câmeras de TV, 50 quadros por segundo, usada em todas as principais ligas.

Em segundo lugar: o VAR seleciona manualmente o ponto mais avançado, tanto do defensor quanto do atacante, o que não pode ser aplicado de forma consistente.

A Inteligência Artificial remove toda a subjetividade dessas duas partes do processo, o que significa que não há papel humano.

Somado a isso, o tempo necessário para julgar o impedimento, em alguns casos até cinco minutos para decisões complexas, aumenta ainda mais a frustração. Em suma, não há confiança real no processo de como isso funciona.

Por que o modelo de impedimento pelo VAR está sendo revisto?

Longos atrasos, imprecisões e falta de confiança no sistema entre torcedores, jogadores e treinadores.

O ceticismo também vem da má visualização das decisões, com linhas colocadas em campo que apresentam dificuldade de superar a própria perspectiva humana de um impedimento em um ângulo pela TV.

Um jogador achar que não, mas a tecnologia diz que está impedido.

Como vai funcionar a tecnologia semi-automática de impedimento?

No atual modelo, o VAR só pode usar as câmeras de transmissão de TV para tomar uma decisão de impedimento. Com a tecnologia semi-automática de impedimento, câmeras sob medida serão instaladas sob o teto do estádio. Essas câmeras fornecem rastreamento ideal para todos os 22 jogadores, registrando pontos de dados para calcular sua posição exata em campo.

Os 29 pontos de dados estão em todos os membros e extremidades que são relevantes para uma decisão de impedimento - incluindo o braço, dedos dos pés, joelhos e cabeça - para que o sistema saiba a posição exata de um jogador a qualquer momento.

Durante a Copa do Mundo no Qatar, por exemplo, a bola oficial da competição estava equipada com um sensor que enviava dados 500 vezes por segundo, permitindo uma detecção mais precisa do ponto de chute do que usando quadros de câmeras convencionais.

Todos os dados do jogador e da bola são processados em tempo real por uma Inteligência Artificial que aciona um alerta ao VAR quando um impedimento é detectado.

O VAR deve então validar se o ponto de chute e a linha de impedimento estão corretos e informar o árbitro que pode confirmar a decisão.

Essa tecnologia mantém os 'impedimentos de milímetros'?

Esse sempre foi o medo quando a Fifa falava em desenvolver um sistema mais preciso. No momento, o impedimento do VAR tem um nível de tolerância, ou 'benefício da dúvida', devido a falhas no processo - como precisão e como é apresentada aos torcedores.

Esse 'benefício da dúvida' deve ser removido, com decisões baseadas no resultado entregue ao VAR.

A visão da Fifa ao apresentar a tecnologia, ainda em 2022, era de ter desenvolvido um sistema tão preciso quanto a tecnologia da linha de gol. Os torcedores confiam nessa tecnologia. Portanto, também devem confiar no impedimento semi-automático.

Quanto tempo levará para a tomada de decisão?

Estudos da Fifa indicavam que o tempo médio para uma decisão de impedimento do VAR ser tomada é de 70 segundos em todas as competições do mundo. Com a nova tecnologia, a entidade acredita que pode chegar a 25 segundos.

Isso provavelmente é mais do que aqueles que participaram das reuniões durante o processo de análise esperavam, mas ainda significa que a maioria das decisões deve ser tomada durante uma comemoração de gol e pode limitar as ocasiões em que jogadores e torcedores precisam ficar esperando para o resultado.

Como 25 segundos é uma média, haverá muitas ocasiões em que será mais rápido para as chamadas de impedimento mais óbvias.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Visitas: 397960 | Usuários Online: 236

Plan FM - Sua Melhor Companhia! - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!