(Foto: Reprodução)
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Comissão de Fiscalização do transporte escolar, começaram na última segunda-feira, 17 e irão até o dia 21, as inspeções dos 110 ônibus escolares que realizam o transporte de alunos das áreas urbanas e rurais de Vilhena.
A ação visa, por meio da inspeção semestral, promover a qualidade e segurança dos alunos, e também garantir que as empresas prestadoras do serviço estejam em cumprimento com as exigências do contrato.
A fiscalização promovida pela Prefeitura busca avaliar o veículo em sua totalidade, englobando toda a parte mecânica, como engrenagem, motor, câmbio, óleo, freios, barra de direção, pneus, retrovisores e setas. Além disso, as áreas internas também serão avaliadas, observando os assoalhos, teto, janelas, cintos de segurança, limpeza dos ônibus e a quantidade de cortinas, que deverá seguir o padrão de 50% de iluminação natural.
Após o período de fiscalização, as empresas que possuírem pendências em seus veículos serão imediatamente notificadas e terão o prazo máximo até o dia 25/07 para correção das irregularidades, correndo o risco de terem seus veículos impossibilitados de circulação com a permanência dos problemas apontados.
Atualmente, a frota escolar possui 110 ônibus à sua disposição, sendo 102 em utilização e 08 para substituição. Atendendo diariamente a 38 linhas e 66 itinerários, alcançando uma média de 4.100 alunos.
Além das fiscalizações realizadas pelo poder executivo, para circulação dos ônibus escolares também é necessário a vistoria e liberação do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).
PROBLEMAS
No primeiro semestre escolar alguns problemas foram registrados com os ônibus escolares em Vilhena.
Em abril o Vilhena Notícias reportou a noite tensa que a mãe de 3 filhas que fazem uso do transporte escolar tiveram após o ônibus que faziam uso começou a soltar fumaça.
Já no mês de junho, foi a vez do ônibus que faz a Linha 140, gleba Corumbiara, setor aeroporto, que além dos diversos problemas mecânicos, também estava imundo.
Acertadamente o recesso escolar serviu para que os ônibus passem por inspeção.