O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (31), os resultados da pesquisa "Alfabetiza Brasil", que dará suporte às políticas de avaliação da alfabetização lideradas pelo governo federal e pelas redes públicas estaduais e municipais de ensino.
O evento, que ocorreu na sede do Inep, em Brasília (DF), contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da autarquia, Manuel Palácios.
Os resultados inéditos mostram que apenas quatro em cada dez crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021.
"Sabemos que, quando uma criança não se alfabetiza na idade certa, aumenta a evasão, aumenta a reprovação, aumenta a desistência. Estamos perdendo milhões de jovens e crianças no país que precisam ter o direito de estar na escola, de garantir a conclusão do ensino básico completo. Portanto, esse é um direito que o Estado brasileiro precisa garantir a todas as crianças", afirmou Camilo Santana.
Durante os meses de abril e maio, o Inep e o MEC consultaram professores alfabetizadores e especialistas, com o objetivo de chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperado ao fim do segundo ano do ensino fundamental.
Entre os dias 15 e 23 de abril, o Inep e o MEC consultaram professores das cinco regiões do país para coletar informações a respeito do conjunto de competências que caracterizam o estudante alfabetizado.
Na pesquisa, o instituto apresentou uma série de tarefas elaboradas com referência nas habilidades esperadas em língua portuguesa.
Os docentes, então, responderam, tendo como base sua experiência em sala de aula, se estudantes alfabetizados seriam capazes de realizar essas tarefas.
Fonte: R7