(Foto: Reprodução)
Governo Lula começa com aumento da taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2023, interrompendo sete trimestres consecutivos de estabilidade. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,5 milhão de pessoas perderam seus empregos, resultando em um aumento de 1% na taxa de desemprego, que subiu para 8,8%. Agora, aproximadamente 67 milhões de brasileiros se encontram sem trabalho, especialmente aqueles sem carteira assinada.
A piora na taxa de desemprego é significativa em relação ao final do mandato anterior, quando o governo Bolsonaro enfrentou a pior taxa da história, atingindo 14,9% no primeiro trimestre de 2021, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19. No entanto, o índice de desemprego caiu para 7,9% no último mês antes da posse do presidente Lula.
Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, afirmou que o aumento do desemprego não está relacionado ao aumento da população na força de trabalho potencial ou desalentada, pois esses dois indicadores permaneceram estáveis no trimestre e caíram no ano.