(Foto: Reprodução)
O Governo de Rondônia informou que o sistema do Ministério da Saúde, que contabiliza dados da Covid-19 estava há pelo menos 66 dias fora do ar, e voltou à normalidade. Com isso, na última segunda-feira (14), houve o registro de 72 mortes por Covid-19.
Nesse meio tempo, enquanto o sistema estava fora do ar, os municípios faziam a atualização dos casos da doença por meio de planilha online ou relatórios, por isso algumas mortes não foram contabilizadas.
E com o restabelecimento do sistema, as mortes que não haviam sido contabilizadas foram atualizadas.
O Secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, disse que mesmo com a volta do sistema e a atualização de dados os números estão baixando.
“Os dados constantes do boletim covid 19 quanto ao número de óbitos no estado, ou seja, 72 mortes não traduzem a realidade das últimas 24h e sim resquícios de vários dias que o sistema do Ministério da Saúde ficou inoperante” disse.
O ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS, plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, aconteceu na madrugada de 9 de dezembro de 2021 e afetou, indiretamente, a divulgação de casos e mortes em vários estados.