(Foto: Plan FM Vilhena)
Esta terça-feira (25) é um dia histórica para a radiodifusão do Cone Sul de Rondônia, a Rádio Plan FM 89,7 de Vilhena passa a operar em nova potência. A emissora recebeu sinal verde da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para migrar da classe B2 para a classe A4. A autorização foi publicada no último dia 13 de julho no Diário Oficial da União.
Com a novidade, a emissora que opera a sua antena composta por quatro anéis circulares com ganho de 2.95 decibéis (DB), poderá subir para 4.17 DB. Em suma, eleva a emissão real de potência, que atualmente é de 4.800 kw, para 9.870 kw, conforme autorizado pelo Ministério das Comunicações.
Essa mudança ocorre de forma gradativa fazendo com que a região geográfica coberta pelo sinal da Plan FM aumente e chegue aos ouvintes com maior nitidez.
A emissora cumpriu tudo que foi determinado pela Anatel e a autorização é resultado do trabalho de 12 meses do diretor, Iago Pereira, o engenheiro Eurico Fonseca e o projetista Samuel Julien. Conforme a própria Anatel, atualmente em Vilhena apenas a Rádio Plan FM está autorizada a operar na Classe A4, as demais emissoras estão a baixo dessa categoria.
O diretor da Plan FM, Iago Pereira, destaca que o aumento de potência, nos transmissores, possibilita a melhora do sinal e com isso agrega uma melhor qualidade de atendimento para prestar um bom serviço". "Subimos de patamar nesse quesito, e isso fará diferença no curto e médio prazo", afirma.
Para o engenheiro de telecomunicações da Plan FM, Eurico, a melhoria do sinal é uma demanda muito importante. "Fizemos um esforço para conseguir a autorização e efetivar a compra dos equipamentos, reforçando a atuação desse importante veículo de comunicação em divulgar o nosso município".
História de sucesso
Fundada em 19 de setembro de 1990, anteriormente Rádio Planalto, a Plan FM sempre primou por informar o vilhenense. Unido o entretenimento, a cultura e o jornalismo para ser a rádio porta voz da comunidade.
Desde a sua fundação e até dezembro de 2016, a Plan transmitiu na faixa Amplitude Modulada (AM) de 1.530 Khz. Com a autorização do Ministério das Comunicações a Plan deixou a faixa AM e passou a operar na Frequência Modulada (FM).