(Foto: Plan FM Vilhena)
Cinco estados da região Norte do país apresentaram aumento no consumo de energia elétrica em 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Destaque para Rondônia, que teve a maior alta, de 10,4%, seguido por Tocantins, que avançou 5,1%, além do Amazonas, com crescimento de 3,3%.
O resultado foi puxado tanto pelo mercado regulado, em que as residências e pequenas empresas contratam seu abastecimento diretamente das distribuidoras, quanto no ambiente livre, aquele no qual a indústria e as grandes redes de comércio e serviços podem escolher o seu fornecedor. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE
No segmento regulado, as temperaturas mais altas que as registradas em 2021 levaram a um uso mais intenso de aparelhos de refrigeração, como ar-condicionado. Já no livre, chamam a atenção os crescimentos do Amazonas, de 13,3%, e do Pará, de 2,1%. O avanço no último ano tem relação com a recuperação da economia local, que foi fortemente impactada pelas restrições contra COVID-19 em 2021, e com a retomada das atividades da indústria de metalurgia.
Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.