Roque, braço direito de Silvio Santos, voltou para a UTI do hospital da Rede D’Or, em São Paulo. O animador de palco foi internado na última semana por conta de um desmaio e da Covid-19, mas agora exames apontaram que os problemas são mais preocupantes.
Os resultados de alguns procedimentos revelaram que Roque estava com algumas veias entupidas e precisou passar por um cateterismo. Agora, ele aguarda o resultado para saber se precisará passar por uma angioplastia.
“Ele fez um exame das artérias do coração e, para nós, estaria tudo normal, pois quando ele voltou, já trocou de roupa, arrumei as coisas pra quando o médico chegasse pra dar o resultado. Mas o doutor informou que o exame apontou umas veias entupidas e teria que fazer com urgência um cateterismo”, disse.
“Depois de alguns minutos que o médico saiu do quarto, Roque teve outro desmaio e foi com urgência novamente pra UTI”, completou.
O que é cateterismo?
O cateterismo é um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco.
O procedimento é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X.
O que é angioplastia?
Angioplastia coronária, que também pode ser chamada de intervenção coronária percutânea é o tratamento das obstruções das artérias do coração por meio do “cateterismo”. Segundo informações da própria Rede D’Or, após a desobstrução da artéria coronária é realizado o implante de uma pequena malha de metal, conhecida como ‘stent’, no interior do vaso sanguíneo.
Os stents tem poucos milímetros de diâmetro (em média de 2 a 5 mm) e de comprimento (8 até 48 mm) e são utilizados para manter a artéria aberta e o bom fluxo de sangue no seu interior.