(Foto: Reprodução)
Quem cresceu nas décadas de 80 e 90 com certeza se lembra de Mussum, um dos quatro Trapalhões que marcou gerações com seu humor, além de, claro, ter conquistado seu espaço na memória brasileira com seu jeito de falar cheio de "is" aos finais das palavras. Mas será que você sabe quem inspirou o humorista na criação desse dialeto todo especial? A gente tem a resposta!
Em entrevista do PodC, podcast apresentado por Celso Portiolli, Dedé Santana, que também fez parte do grupo humorístico, contou de onde surgiu a ideia de finalizar as palavras dessa forma.
"Eu até perguntei para ele: 'Mussum, que negócio é esse de 'tranquilis'? É muito engraçado esse negócio, cara", comentou o humorista na conversa, revelando a resposta de Mussum logo em seguida: "'Chico Anysio que me ensinou a fazer isso'".
Dedé contou que chegou a confirmar a história com o próprio Chico Anysio, que explicou que deu a sugestão para Mussum na época em que os dois trabalharam juntos em uma apresentação. Dedé até citou uma piada feita na ocasião. "Aí o Mussum virou pro Chico e falou: 'e se eu tiver que falar 'que pena', o que eu falo?', e aí o Chico disse, rindo: 'esse é comediante mesmo'".