O ator sul-coreano Lee Sun-kyun, de 48 anos, foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro. Ele ficou conhecido por seu papel em “Parasita“, filme vencedor do Oscar em 2020.
Um corpo foi descoberto inconsciente em um carro no centro de Seul, na Coreia do Sul, por volta das 10h30. Mais tarde, a polícia confirmou que se tratava do ator. No banco do passageiro havia um briquete de carvão.
Anteriormente, a polícia recebeu uma denúncia de que Lee tinha deixado sua casa após escrever uma nota de suicídio para sua família.
Ator estava sob investigação policial
O artista era alvo de uma investigação relacionada ao uso de drogas, o que havia resultado na perda de seu papel no filme policial “No Way Out”.
Ele havia sido submetido a três interrogatórios policiais por suspeita de uso de maconha e outras substâncias ilegais, após frequentar a casa de uma recepcionista em um bairro distinto de Gangnam, em Seul, em várias ocasiões desde o início do ano, incluindo o último sábado.
Lee afirmou ter sido enganado pela anfitriã ao consumir as drogas e alegou desconhecer sua natureza. Em testes realizados durante as investigações policiais e também em laboratório pelo Serviço Forense Nacional no último mês de novembro, Sun-Kyu deu negativo para o consumo de substâncias.
A polícia também ofereceu condolências à família do ator, dizendo que tentou evitar vazamentos na mídia sobre sua investigação sobre drogas antes de sua conclusão – de acordo com a lei sul-coreana, que proíbe os envolvidos em uma investigação criminal de divulgar fatos sobre o suspeito antes que uma acusação pública seja divulgada.
O funeral de Lee será realizado “discretamente” com a presença de familiares e colegas, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap nesta quarta-feira, 27.
Na Coreia do Sul, as leis referentes a drogas são rígidas, com penas que normalmente variam de pelo menos seis meses de prisão até 14 anos para reincidentes e traficantes.
Vida pessoal e carreira
Lee Sun-Kyun se casou com a atriz Jeon Hye-jin após sete anos de relacionamento, em 23 de maio de 2009. O casal teve o seu primeiro filho em 25 de novembro de 2009, e o segundo filho nasceu em 9 de agosto de 2011.
No filme “Parasita”, ele deu vida ao personagem Park Dong-ik, o proprietário da mansão que fazia questão de estabelecer uma distanciamento com os empregados por considerá-los inferiores.
Ele também atuou com louvor na série de televisão de 2007 “Behind the White Tower”; em “Pasta”, série exibida em 2010 “Pasta” e na série de suspense de ficção científica “Dr. Brain”, com um personagem pelo qual foi indicado ao Prêmio Emmy Internacional.