Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Encontre o que deseja

NO AR

Vale Tudo

    Brasil

Shein e Shopee: Estados decidem fixar ICMS de 17% para compras de varejistas internacionais

A decisão pela uniformidade na alíquota era um requisito para dar funcionalidade à aplicação do “canal verde” da Receita Federal

Publicada em 23/06/23 as 17:05h por UOL - 47 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)
O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) decidiu, por unanimidade, fixar alíquota de 17% no ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para compras feitas em sites de varejistas internacionais.

A decisão pela uniformidade na alíquota era um requisito para dar funcionalidade à aplicação do “canal verde” da Receita Federal. Esse canal é um sistema que permite a liberação mais acelerada de mercadorias na alfândega quando o órgão entender que elas não representam problema para entrar no país.

A avaliação é de que ela pode dar mais competitividade e equalizar o sistema tributário em relação às empresas nacionais. Hoje, a alíquota para esse tipo de operação varia conforme o estado. Em abril, alguns e-commerces asiáticos, como a Shein, AliExpress e Shopee, se comprometeram com um plano de conformidade junto ao governo e a Receita Federal. Na última sexta-feira (27), o ministro Fernanda Haddad (Fazenda) afirmou que a “mini crise” causada pela iniciativa do governo em taxar compras internacionais levou mais empresas estrangeiras a aderirem a esse plano.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (69) 3322-2589

Visitas: 433512 | Usuários Online: 106

Plan FM - Sua Melhor Companhia! - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!