(Foto: reprodução)
Começa hoje, 08, os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep, do ano-base 2020. Os recursos nesse primeiro momento serão liberados apenas para os trabalhadores nascidos em janeiro do setor privado (que têm direito ao PIS). Já para os trabalhadores do setor público, que recebem o Pasep, os pagamentos iniciam somente no dia 15 de janeiro, podendo ser sacado até o dia 29 de dezembro.
Eu tenho direito?
Para saber se você tem direito, precisa ter recebido pelo menos até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada e que tenha trabalhado em alguma atividade remunerada durante 30 dias, no mínimo, no ano-base do pagamento. É claro que para receber, é preciso estar inscrito e ser optante do PIS-Pasep por pelo menos 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Em relação ao calendário de recebimento, ele leva em consideração o mês de nascimento para os trabalhadores do setor privado e o número final da inscrição para servidores públicos. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal e o Pasep, no Banco do Brasil.
Qual o valor?
O valor do abono vai de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só receberá o valor total quem tiver trabalhado os 12 meses do ano anterior. O valor pode variar de R$101 a R$1.212. Esse valor máximo foi alterado devido ao aumento do salário mínimo no dia 1º de janeiro desse ano. Confira abaixo o calendário: