O fato ocorrido na capital parece inusitado, mas na verdade é só mais um artificio dentro os tantos utilizados com relação a vacina contra a COVID-19, como furar fila, fingir ter tomado, fingir ter aplicado e etc. Histórias envolvendo as mais variadas situações Brasil a fora são contadas todos os dias na imprensa.
Profissionais de saúde de Cuiabá detectaram que pessoas que tomaram a primeira dose da vacina estariam rasurando os cartões e alterando as datas para tomarem logo a segunda dose da CoronaVac.
A informação foi confirmada pela secretaria municipal de saúde que adotou como providência, passar a fazer as anotações das doses no cartão á caneta e não mais á lápis como vinha sendo feito.
A SMS emitiu nota esta semana alertando para o fim dos imunizantes, o que pode ter gerado esse temor em perder a segunda dose por parte daqueles que já haviam tomado a primeira.
“A SMS conta com a colaboração da sociedade e destaca que aguarda o recebimento de novo lote de imunizantes para aplicação da segunda dose, conforme prazo prescrito em bula”, explica.
O prazo estabelecido para a aplicação da segunda dose da CoronaVac é entre 14 e 28 dias após a primeira dose. A AstraZeneca também tem a segunda dose, mas em um prazo de 90 dias após a aplicação da primeira dose.
Fonte: conectadomt.com.br
Por Mauro Fonseca – Com informações SMS Cuiabá