(Foto: Reprodução)
O governador do Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), confirmou que o programa das escolas cívico-militares vai prosseguir no Estado, apesar de o presidente Lula ter anunciado que vai encerrar o programa a nível nacional. "Eu acredito que todos sabem qual é minha posição, eu sou um militar que vejo dentro do militarismo o respeito, a hierarquia, disciplina, os bons comportamentos e eu jamais cancelaria qualquer escola cívico militar do nosso Estado" declarou o governador durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.
Em Rondônia, há 14 escolas militares, sendo 12 comandadas pela policia militar e 2 pelo Corpo de Bombeiros. Além de 4 escolas cívico-militares, com recursos da União.
Nestas unidades, os profissionais da educação ficam responsáveis pelo trabalho pedagógico enquanto os profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina.
Segundo o Governador, um alinhamento para assumir as escolas cívico-militares da União já está em andamento. "Desde o primeiro momento eu falei com a casa civil, governadoria e secretária de educação que as escolas seriam mantidas, nos assumiríamos essas 4 escolas e os pais que pediram durante a campanha eleitoral, eu me posicionei desde lá, 2018 que queria mais escolas cívicos-militares, e eu entrei nessa live para poder dizer a que as escolas no estado de Rondônia serão mantidas".