(Foto: Divulgação/PRF)
As ações de prevenções à violência no trânsito e promoção da segurança viária nas rodovias federais no nosso Estado foram intensificadas devido ao aumento do fluxo de veículos. Neste ano, o foco foram as ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante.
Em comparação com o ano passado, houve uma redução de 35% no número total de acidentes e uma redução de 25% no número de acidentes graves. Nenhum óbito foi registrado neste período. Entre as autuações aplicadas aos condutores estão: não utilização do cinto de segurança (78 casos – diminuição de 24%), alcoolemia (19 casos – diminuição 35%) e a não utilização dos dispositivos de transporte para crianças (15 casos – 69%). Cabe atenção para os autos de ultrapassagem em locais proibidos, manobra diretamente relacionada aos acidentes resultantes em vítimas fatais. Foram registradas 74 multas em 2023 contra 160 ocorridas em 2022.
Durante a operação, em dezenas de comandos policiais realizados, 5298 pessoas e 4456 veículos foram fiscalizados. Além disso, foram contabilizados um total de 1179 testes de alcoolemia. Na área criminal, foram efetuadas 21 prisões, sendo 8 dessas por crimes de trânsito.
Diante desses dados apresentados, nota-se que a intensa e expressiva presença policial, distribuída em pontos estratégicos, associado à conscientização e responsabilidade dos nossos motoristas e demais usuários foram determinantes para manutenção da segurança do trânsito e para a redução dos números nesse último feriado.